Eixo: Oralidade
Objetivos:
- Participar de situações de comunicação oral.
- Expor suas ideias com clareza e autonomia.
- Ouvir as ideias dos outros
Conteúdo:
- Clássicos Infantis
- Reconto
Situação Didática:
1º momento:
- Solicitar para que as crianças sentem-se na rodinha.
- Em seguida fazer as seguintes perguntas: Quem quer ouvir histórias? Quais histórias vocês mais gostam de ouvir? (Ouvir atentamente os relatos das crianças).
- Logo após os relatos apresentar o livro A Chapeuzinho Vermelho (ou o que o professor tiver disponível), explorá-lo através da leitura.
2º momento:
- Solicitar para que as crianças sentem-se no chão de maneira que achar mais confortável.
- Antes de começar a contar a história, cantar a seguinte musica:
Assim vai começar
A linda historinha
Que agora vou contar.
Batam palmas minha gente!!!
Batam palmas outra vez
Batam palmas bem contentes
Que vou contar…
Era uma vez….
- Em seguida começar a história manipulando o livro, folheando as páginas e fazendo referências às imagens e as palavras.
3º momento:
- Perguntar as crianças: Gostaram da história? Qual o personagem preferido?
- Permitir que as crianças recontem a história
Bibliografia:
NOVA ESCOLA. Net. A importância dos clássicos. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/contacao-historias-431368.shtml. Acessado em: 16 de mai. de 2011.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA ESCOLA. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/contacao-historias-431368.shtml. Acesso em: 15 de mai. de 2011.
Por Zaíde Andrade
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir