sábado, 23 de abril de 2011

O estágio é...

A melhor forma de apropriação no processo de aprendizagem, pois nos permite adquirir conhecimentos acadêmicos enquanto desenvolvemos a prática profissional. Ele tanto ajuda a nós estagiário em nossa prática e conhecimento dos entraves que perpassam a profissão escolhida, quanto beneficia a Instituição concedente com a nossa contribuição para o desenvolvimento da organização.
"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende." (Leonardo da Vinci)
Por: Lisiane Dias

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Estágio

O estágio está sendo muito importante, pois posso correlacionar todas as teorias estudadas na faculdade com a prática vivenciada na escola. Esta etapa me propicia momentos de reflexão sobre a prática pedagógica e possibilita identificar qual a área em que quero atuar depois da minha formação.

Por Zaíde Andrade

sábado, 9 de abril de 2011

O estágio na Educação Infantil levou-me a refletir a grande importância do profissional da educação.
Comparei esse momento como o alicerce de uma construção, pois o alicerce é a base de onde surgirão grandes construções.
A Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental I, são fases essenciais na vida do educando, a partir do momento que ele adentra na escola, inicia um momento de construção, de experiências que irão servir de base, para toda sua vida.Todas as grandes construções iniciam pelo alicerce, assim como todos os profissionais de qualquer área de atuação tem a base de toda sua carreira na educação, nos primeiros anos de vida na escola. Por isso é importante que professores atuem sempre repensando suas práticas lembrando que suas ações irão influenciar a vida daqueles que lhe foram confiados. 

                                                            


           Por: Débora Augusta                                                  
                

Estágio...

...é o momento de colocarmos em prática o que aprendemos, é também um momento intrínseco de reconhecimento do nosso perfil profissional. É um grande momento de auto - conhecimento perante a futura profissão, onde colocamos também em prática nossos valores morais e éticos, nossa personalidade e nossos sentimentos.
O estágio viabiliza a reflexão teórica sobre a prática para que se consolide a formação do professor e oportuniza aos estagiários o desenvolvimento de habilidades e comportamentos necessários à ação docente.
Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem 'águias' e não apenas 'galinhas'. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".  (Paulo Freire)
                                                                                                                                

É importante que repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos.

Por Iracema Carvalho Deocleciano

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O que é estagiar ?

Estagiar é um desafio, é a arte  em que temos a possibilidade de construir, desconstruir reformular e   transformar conceitos apreendidos no espaço da sala de aula .
É a arte que nos leva a construir novos conceitos sobre demandas que só podem ser aprendidas a partir da vivência .
È a arte de descontruir preconceitos criados a partir de teorias e leis estudas mas que não foram vistos no dia-a dia a sua funcionalidade.
È a arte de reformular o que a  partir das frustrações  inevitáveis, quando percebemos que em se tratando de educação tudo é tão bem escrito e tantas vezes tão mau aplicados, essa frustração nos remete a reflexão   e nos permite identificar  o que devo levar para minha formação como ponto positivo e o que não devo reproduzir , pois a intenção é fazer a diferença.
È a arte de me perceber enquanto agente transformador  e não reprodutor de ações que por algum instante desmereça minha formação, o tempo de dedicação em  formar profissional em constante ascensão
È a arte de criar novos caminhos para enxergar novas possibilidades num horizonte tão promissor.
Estagiar é uma arte que nos leva apreender a fazer.

 Por Joseane Souza

Estagiar é...

Estagiar para mim se tornou uma possibilidade de ampliar o conhecimento, de ver de perto o que me inquieta e o que me fascina, sentir e experimentar o dia-a-dia do educador. Esse momento permite aprender, ensinar e também ser chamada de Pró, uma sensação ímpar em minha vida, não no sentido de impor meu lugar ali, mas sin por estar junto ao meu público-alvo, por vivenciar uma construção de conhecimento do aluno, que consequentemente, percutirá significativamente na minha formação.

 
Publicado por Fernanda Rodrigues

Troca de experiências

Estagiar para mim é uma troca de conhecimentos, onde busco o caminho que quero seguir.
Publicado por Tamiles Santos

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Estagiar é?

"A arte de caráter obrigatório que nos permite progredir na construção e socialização do conhecimento"
                           Alunos do 7° semestre de pedagogia da Unibahia
Publicado por Manuella Leal